UFPB lança edital com 1.250 vagas para curso de graduação a distância

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu inscrições, a partir desta segunda-feira (19), para 1.250 vagas em cursos de graduação a distância. Os interessados têm até a próxima sexta-feira (23) para se inscrever.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). No ato da inscrição, o candidato deverá escolher apenas um curso e se vincular ao polo de apoio presencial correspondente à sua escolha.
As vagas estão distribuídas entre 10 cursos de graduação, nas modalidades de licenciatura, bacharelado e tecnólogo. Conforme o edital, 50% das vagas são reservadas para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. As aulas estão previstas para iniciar no semestre letivo 2025.2.
Modalidades de ingresso
A seleção contempla diversas modalidades de ingresso, como ampla concorrência, reserva de vagas, professores da rede pública básica sem formação na área de atuação, além de agentes públicos.
Cursos disponíveis
- Licenciatura em Letras Libras – 100 vagas
- Licenciatura em Pedagogia – 100 vagas
- Licenciatura em Ciências Agrárias – 150 vagas
- Licenciatura em Letras Espanhol – 150 vagas
- Licenciatura em Letras Inglês – 150 vagas
- Licenciatura em Letras Português – 100 vagas
- Licenciatura em Matemática – 100 vagas
- Licenciatura em Ciências Biológicas – 100 vagas
- Bacharelado em Administração Pública – 150 vagas
- Tecnólogo em Gestão em Saúde – 150 vagas
Algumas atividades presenciais são obrigatórias nos polos, como aulas práticas e estágios. No curso de Tecnólogo em Gestão em Saúde, 50% da carga horária será presencial.
A lista dos candidatos com inscrições homologadas será divulgada a partir de 6 de junho, nos sites da Pró-Reitoria de Graduação e da Superintendência de Educação a Distância (Sead).
Critérios de seleção
A classificação será feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo ser considerada qualquer edição entre 2020 e 2024. Será levada em conta a maior média geral do candidato, desde que ele tenha obtido pelo menos 400 pontos tanto na média geral quanto na redação, e não tenha zerado em nenhuma das provas.
Paraíba Master com informações do ParlamentoPB