Procon-JP autua e notifica lojas que comercializavam chocolate em kits com brinquedos

A Operação PÔscoa Segura realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor emitiu um auto de infração e quatro autos de notificação a lojas de uma franquia para que façam a adequação, em até 24 horas, dos kits de chocolates acompanhados de brinquedos, sob pena de ter seus artigos apreendidos. Os brinquedos em questão não tinham informações importantes como a que idade se destina.
A inspeção do Procon-JP, que visitou sete locais de revenda de chocolates, um dos produtos bastante procurado pelo consumidor nessa época do ano, principalmente aqueles em formato de ovos, estÔ verificando diversas leis que regem a relação de consumo. A inspeção foi iniciada na manhã desta terça-feira (15) e segue até a próxima segunda-feira (21).
āDemos um prazo para que a loja coloque essa informação [ a que idade se destina o brinquedo] nos produtos, uma vez que as outras questƵes estavam corretas. Se nĆ£o houver a adequação, aĆ sim, vamos apreender os brinquedos e autuar a lojaā, esclarece o secretĆ”rio de Proteção e Defesa do Consumidor, Junior Pires.
InformaƧƵes precisasĀ ā A fiscalização estĆ” verificado irregularidades como a falta de validade ou data vencida nos vĆ”rios tipos e formatos de chocolates, alĆ©m de inspecionar se as informaƧƵes nos rótulos dos produtos estĆ£o grafadas de forma correta, clara e precisa em lĆngua portuguesa.
Nas embalagens devem constar caracterĆsticas dos produtos, qualidade, quantidade, composição, preƧos, prazo de validade e origem, entre outros dados, a exemplo do valor calórico, como garante as normas tĆ©cnicas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Atenção nas embalagensĀ ā O titular do Procon-JP aconselha que os consumidores nĆ£o comprem produtos em mĆ”s condiƧƵes, a exemplo da embalagem rasgada, com furos, abertas ou amassadas, bem como se deve verificar a data de validade e, se for para crianƧas, verificar a que idade se destina.
āEsses cuidados bĆ”sicos sĆ£o importantes e garantem a saĆŗde do consumidorā.
MaisĀ leisĀ ā A Operação inspeciona, ainda, o cumprimento de outras legislaƧƵes, como a que proĆbe a fixação do valor mĆnimo para pagamento no cartĆ£o de crĆ©dito ou dĆ©bito, entre outras.
āQueremos garantir maior seguranƧa, transparĆŖncia e respeito aos direitos do consumidor, promovendo a conscientização dos fornecedores e a proteção do cidadĆ£o no momento da compraā, assegura Junior Pires.
Atendimentos do Procon-JP:
Sede:Ā Avenida Dom Pedro I, nĀŗ 382, TambiĆ”, das 8h Ć s 17h;
Telefone:Ā 0800 083 2015;
Procon-JP na sua mão: 9 8665-0179;
WhatsApp Transporte pĆŗblico:Ā 9 8873-9976;
Instragram:Ā @procon_jp;
Site:Ā procon.joaopessoa.pb.gov.br;
Procon-JP Digital:Ā totens instalados nos shoppings Mangabeira, ManaĆra, TambiĆ” e Parahyba Mall.
ParaĆba Master com informaƧƵes da Prefeitura de JoĆ£o Pessoa