Em 2025 Brasil tem dezenas de cidades com temperaturas negativas e -7º é o recorde até hoje; veja os detalhes

O mês de julho começou com temperaturas congelantes no Rio Grande do Sul. Esta terça-feira (1º) marcou o dia mais frio do ano no estado, com geada generalizada e temperaturas negativas em pelo menos 35 municípios, impulsionadas pela quarta onda de frio de 2025 — a segunda do inverno até agora.
De acordo com a Climatempo Meteorologia, uma intensa massa de ar polar avança sobre a Região Sul do Brasil, provocando acentuadas quedas de temperatura e favorecendo o congelamento de água e a formação de geadas em diversas regiões do estado.
Em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, os termômetros registraram impressionantes -7ºC. Segundo o G1, outros municípios também tiveram marcas expressivas: Rosário do Sul (-5,4ºC), São José dos Ausentes (-4,5ºC), Alegrete (-4,3ºC) e São Francisco de Paula (-3,9ºC).
Além dos dados meteorológicos, moradores registraram cenas inusitadas. Em Panambi, na Região Noroeste, o morador Anderson Oliveira fez um “experimento” e deixou roupas molhadas no varal durante a madrugada — pela manhã, as peças estavam completamente congeladas. Já em Gramado, na Serra, cubos de gelo saíram diretamente de uma mangueira. Em São José dos Ausentes, até a água das torneiras congelou.
Principais mínimas registradas no RS nesta terça (1º):
Santana do Livramento: -7ºC
Rosário do Sul: -5,4ºC
São José dos Ausentes: -4,5ºC
Alegrete: -4,3ºC
São Francisco de Paula: -3,9ºC
Vacaria: -3,5ºC
Dom Pedrito: -3,4ºC
Cambará do Sul: -3,3ºC
Getúlio Vargas: -3,1ºC
David Canabarro: -2,8ºC
Ilópolis e Lavras do Sul: -2,7ºC
Soledade: -2,6ºC
Victor Graeff, Palmeira das Missões e Tupanciretã: -2,4ºC
Santiago e Erechim: -1,8ºC
Santa Bárbara: -1,67ºC
Cruz Alta: -1,3ºC
Bento Gonçalves e Lagoa Vermelha: -1,2ºC
Bagé e Caçapava do Sul: -0,9ºC
Santa Maria e São Gabriel: -0,8ºC
São Borja e Frederico Westphalen: -0,1ºC
As previsões indicam que o frio deve continuar nos próximos dias, mantendo as temperaturas baixas em grande parte do estado.
Por Paraíba Master