Nordeste dá exemplo ao país e assume protagonismo na economia circular: “Já estamos no futuro”, diz superintendente da Sudene

 Nordeste dá exemplo ao país e assume protagonismo na economia circular: “Já estamos no futuro”, diz superintendente da Sudene
#Compartilhe

O II Fórum Nordeste de Economia Circular (FNEC) teve início nesta quarta-feira (15), em Recife (PE), reunindo autoridades, empresários e representantes da sociedade civil para debater novos modelos de desenvolvimento sustentável. Representando a Sudene, o superintendente Francisco Alexandre destacou que a Região, rica em recursos naturais, precisa priorizar o reaproveitamento de materiais e a inovação nos negócios como caminhos para reduzir os impactos ambientais. A proposta do evento é transformar ideias em ações concretas com foco em políticas públicas, desenvolvimento regional e responsabilidade ambiental.

Segundo informações da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, uma das iniciativas que reforçam esse compromisso é o Data Nordeste, plataforma que reúne dados sociais, econômicos e ambientais para orientar decisões mais sustentáveis. Durante o fórum, a ferramenta foi atualizada com um painel especial sobre descarte de resíduos no Nordeste, reafirmando o compromisso com a transparência e o uso consciente dos recursos naturais.

O evento, que segue até sexta-feira (17), também conta com debates, oficinas e mentorias voltados à economia circular e à inovação social. Para a embaixadora do Movimento Reinventando Futuros, Liu Berman, “a transformação é coletiva e acontece em rede”. Já o representante do PNUD Brasil, Leonel Neto, reforçou: “Não existe plano B para o planeta”. As inscrições são gratuitas e seguem abertas pelo site nordesteeconomiacircular.com.br.

Por Paraíba Master

source

Relacionados