João Pessoa é Destaque em Debate Nacional sobre Regularização Fundiária e Melhorias Habitacionais no 72º Fórum de Habitação

João Pessoa continua se destacando no cenário nacional no setor de habitação. Nesta quinta-feira (18), no 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que ocorre até sexta-feira (19) no Intermares Hall, em Cabedelo, a capital paraibana foi reconhecida pelo Programa Cuidar do Lar, um projeto inovador que visa promover melhorias habitacionais e regularização fundiária para famílias em situação de vulnerabilidade.
O evento reúne representantes de todos os estados do Brasil e é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e pelo Fórum Nacional de Secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). A primeira expositora do evento foi a secretária de Habitação de João Pessoa, Socorro Gadelha, que apresentou o Programa Cuidar do Lar, vencedor do Prêmio Selo de Mérito Habitacional no ano passado. O prêmio reconhece iniciativas que se destacam pela eficácia e impacto social no setor habitacional.
Segundo informações do Portal da Prefeitura de João Pessoa, Socorro Gadelha explicou que a ideia do programa surgiu quando a Prefeitura constatou que muitas famílias, apesar de possuírem a casa própria, viviam em condições precárias devido à falta de recursos para realizar os reparos necessários. “Levamos a proposta ao prefeito Cícero Lucena, que abraçou a ideia e o programa foi criado por meio de uma Lei Municipal”, afirmou a secretária.
O Programa Cuidar do Lar oferece reformas estruturais nas residências, com foco em infraestrutura básica como parte elétrica, hidráulica, telhados e portas. Desde a sua criação, mais de 600 famílias já foram atendidas e 400 imóveis passaram por reformas, enquanto 200 casas estão em processo de restauração.
A secretária detalhou também como o processo de inscrição funciona por meio de um aplicativo da Prefeitura, permitindo que os cidadãos se cadastrem e tenham a oportunidade de ser contemplados pelo programa. “As inscrições são permanentes, e o programa já serve de modelo para outras secretarias de habitação de diversos estados do Brasil”, acrescentou Socorro Gadelha.
Além do Programa Cuidar do Lar, o evento também trouxe outras boas práticas de diferentes estados do Brasil. A diretora de Habitação de Roraima, Sued Trajano, apresentou o programa “Aqui Tem Morar Melhor Interior”, enquanto representantes do Rio de Janeiro e Pernambuco expuseram suas iniciativas para a melhoria habitacional em suas regiões.
Em um painel coordenado por Pablo Tiago Cruz, diretor da Cehap do Rio Grande do Norte, as experiências de João Pessoa foram debatidas ao lado de projetos semelhantes de outras localidades. A troca de experiências foi considerada essencial para o aprimoramento de políticas públicas habitacionais no país.
O 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social é uma oportunidade para fortalecer as políticas públicas de habitação e promover a integração entre as iniciativas municipais e estaduais, em um momento em que o Brasil ainda enfrenta grandes desafios no setor habitacional.
Por Paraíba Master