Aposentados terão atendimento presencial nos Correios para verificar descontos no INSS

 Aposentados terão atendimento presencial nos Correios para verificar descontos no INSS
#Compartilhe

A Previdência Social e os Correios anunciaram nesta quinta-feira (22) uma parceria que permitirá a aposentados e pensionistas consultarem, presencialmente, possíveis descontos associativos indevidos em seus benefícios. A partir de 30 de maio, 4.730 agências dos Correios em todo o país passarão a oferecer esse serviço, com atendimento presencial voltado à acolhida e orientação dos segurados.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa com a participação do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, do presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, e da diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Agatte.

“Esse atendimento, olho no olho, será feito aos mais vulneráveis, que têm dificuldade de acesso à tecnologia, aquelas pessoas que se dirigem à agência há muito tempo e querem receber um abraço, um acolhimento, uma atenção personalizada”, afirmou o ministro Wolney Queiroz.

Para ser atendido, o aposentado ou pensionista deve comparecer pessoalmente a uma agência, levando um documento de identificação oficial. Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer, um representante legal poderá realizar a consulta, desde que apresente uma procuração autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de realizar alterações cadastrais.

O atendimento presencial será realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações.

Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:

  • Consultar sobre existência de desconto
  • Requerer a contestação de descontos não autorizados
  • Reconhecer a autorização de algum desconto
  • Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada)
  • Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação
  • Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS

O atendimento presencial será destinado àqueles que enfrentam dificuldades ou não conseguem utilizar os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS, ou realizar atendimentos por telefone através da Central 135. Atualmente, 98% das consultas ao INSS são realizadas por meio desses canais remotos. Estima-se que cerca de dois milhões de segurados sejam beneficiados com a possibilidade de atendimento presencial nas agências.

Apesar da ampliação do atendimento físico, os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS, o site oficial do INSS e a Central 135, permanecem como os meios preferenciais para a realização de serviços e consultas.

Paraíba Master com informações do Portal T5

source

Relacionados