China apresenta ‘hospital do futuro’ e Brasil mira transformar o SUS com inteligência artificial

 China apresenta ‘hospital do futuro’ e Brasil mira transformar o SUS com inteligência artificial
#Compartilhe

Em missão oficial à China, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conheceu nesta quarta-feira (15) o hospital inteligente de Zhongshan, em Xangai — referência mundial em tecnologia e inovação médica. A unidade, vinculada à Universidade Fudan, impressionou pelas soluções de inteligência artificial e sistemas de monitoramento integrados, que aumentam a eficiência no atendimento e no cuidado aos pacientes.

Segundo informações do Portal Gov.br, Padilha afirmou que a visita reforça o plano do governo brasileiro de levar inovação ao SUS. “Estamos desenvolvendo projetos para implantar hospitais inteligentes no Brasil, com apoio da China e do Banco dos BRICS. A experiência aqui só fortalece nosso compromisso”, declarou o ministro. A agenda também incluiu encontros com autoridades chinesas para firmar parcerias em saúde pública, pesquisa e tecnologias emergentes.

Durante sua passagem por Xangai, Padilha se reuniu com o ministro da Saúde da China, Li Haichao, e destacou quatro eixos prioritários de cooperação: fortalecimento da OMS, atuação nos BRICS com foco nos determinantes sociais da saúde, contribuição conjunta na Coalizão de Saúde do G20, e ampliação da inovação tecnológica para reduzir desigualdades. Para ele, garantir acesso a medicamentos e terapias é essencial para combater a desigualdade social.

Outro destaque da missão foi o diálogo com a Administração Nacional de Produtos Médicos da China. O Brasil busca agilizar processos de transferência de tecnologia e cooperação regulatória, com foco na certificação de equipamentos. Padilha também confirmou a realização, em novembro, do Congresso Internacional de Medicina Integrativa, no Brasil, com participação de especialistas chineses.

Por Paraíba Master

source

Relacionados