Nordeste vira referência: escolas públicas conquistam nota 10 no Ideb e destaque nacional no Enem

O Nordeste vem ocupando o centro das atenções no cenário educacional brasileiro. De acordo com dados do IDEB 2023, todas as escolas públicas que atingiram a nota máxima (10) nos anos iniciais do ensino fundamental estão localizadas na região. É a primeira vez que esse patamar é alcançado desde a criação do índice.
O desempenho segue em ascensão também em 2024 e 2025. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, por exemplo, as três escolas com maior pontuação no país estão em Fortaleza (CE). São elas o Colégio Farias Brito e duas unidades do Colégio Ari de Sá, segundo levantamento da plataforma SAS Educação. E os primeiros dados preliminares de 2025 apontam para a manutenção, e em alguns casos, ampliação, desses bons resultados em avaliações nacionais.
Segundo a reportagem de Joseph Silva, publicada no Portal Gazeta de São Paulo, esse resultado histórico é reflexo de um conjunto de estratégias adotadas ao longo dos últimos anos — incluindo metodologias ativas, maior investimento em escolas de tempo integral, busca ativa de alunos e participação das famílias no processo educacional.
Em nível nacional, o avanço foi reconhecido pelo governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu os representantes das 21 escolas com nota máxima em Brasília e declarou que o Nordeste “deixou de ser símbolo do atraso” para se tornar exemplo de desenvolvimento por meio da educação.
Essa virada de chave confirma uma nova realidade: o Nordeste, antes estigmatizado por baixos índices sociais, agora se apresenta como referência de excelência no ensino público de base no Brasil.
Por Paraíba Master