Desmatamento em áreas protegidas da Paraíba: 12 proprietários são multados em operação ambiental

 Desmatamento em áreas protegidas da Paraíba: 12 proprietários são multados em operação ambiental
#Compartilhe

Uma operação conjunta de fiscalização ambiental revelou um cenário preocupante em áreas da Mata Atlântica na Paraíba. Doze proprietários rurais foram autuados por desmatamento ilegal de vegetação nativa, resultando em multas que somam cerca de R$ 765 mil.

De acordo com informações divulgadas pelo Portal G1, a ação foi coordenada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), que analisou 25 pontos em regiões de Mata Atlântica. Em 12 dessas áreas foram encontradas irregularidades relacionadas à supressão de vegetação sem a devida autorização ambiental.

A operação contou também com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Juntos, os órgãos fiscalizaram ao todo 54 pontos mapeados por alertas de desmatamento em diversos municípios paraibanos, entre eles: Alagoa Nova, Areia, Itapororoca, Jacaraú, Pedras de Fogo, Santa Rita e Solânea.

A Sudema ainda informou que outras nove áreas fiscalizadas já haviam sido autuadas anteriormente por infrações ambientais, mas, durante a nova vistoria, não foram identificadas novas infrações ou descumprimentos de embargos. Outras quatro áreas estavam regulares e com licenciamento ambiental válido.

O resultado das ações já foi encaminhado ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), que deverá analisar as providências legais cabíveis. Além disso, os órgãos envolvidos vão produzir relatórios técnicos e mapas específicos de cada local fiscalizado.

A repressão ao desmatamento é considerada uma das principais medidas de proteção à Mata Atlântica, bioma que segue ameaçado pela expansão irregular de atividades humanas. As ações de fiscalização têm como objetivo não apenas punir, mas também coibir novas infrações e preservar o que resta da vegetação nativa no estado.

Por Paraíba Master

source

Relacionados