Rede estadual de ensino da Paraíba terá participação no Desafio Celso Furtado, lançado por edital do governo

 Rede estadual de ensino da Paraíba terá participação no Desafio Celso Furtado, lançado por edital do governo
#Compartilhe

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), lançou, nessa quinta-feira (18), o edital de inscrições para a participação das escolas da rede estadual no Desafio Celso Furtado 2025.

A iniciativa pretende estimular estudantes e professores a desenvolverem projetos inovadores e multidisciplinares, voltados para soluções criativas que dialoguem com desafios sociais, ambientais, culturais e econômicos do estado.

Ao todo, serão selecionados até 25 projetos, cinco por eixo temático. A disputa vai ocorrer em duas etapas: escolar e estadual. Na primeira fase, a equipe terá que elaborar um projeto que proponha uma solução inovadora, uma resposta criativa e eficaz para resolver um problema, atender a uma necessidade ou aperfeiçoar um processo de maneira distinta do que já é praticado. Já na fase estadual, os projetos contarão com mentorias especializadas e defesas orais diante de uma banca avaliadora.

O cronograma prevê inscrições de 22 de setembro a 22 de outubro de 2025, exclusivamente pelo formulário disponível no edital (confira aqui). O resultado será homologado em 19 de dezembro de 2025, e as atividades terão início em março de 2026.

Podem se inscrever equipes formadas por quatro a seis estudantes do ensino fundamental (8º e 9º anos), ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA) (ciclos IV, V e VI), acompanhados por dois professores mentores. A inscrição deverá ser formalizada por um dos professores responsáveis.

Os integrantes selecionados receberão bolsas de incentivo: R$ 1 mil mensais para até dois professores e R$ 500 mensais para cada aluno integrante da equipe, durante 10 meses. Além do benefício financeiro, as equipes participantes terão acesso a capacitações, certificação e oportunidade de apresentar suas ideias em eventos de ciência e inovação promovidos pelo Governo da Paraíba.

Os projetos deverão se enquadrar em um dos cinco eixos temáticos do edital: Mudanças climáticas e bem-estar socioambiental; Educação e cultura para o desenvolvimento; Combate à desigualdade social e enfrentamento da fome; Diversidade e inclusão social; Caatinga: impactos sociais, energias renováveis e potencial fitoterápico.

Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba

source

Relacionados