Central de Transplantes faz nova coleta de órgãos e tecidos em João Pessoa

 Central de Transplantes faz nova coleta de órgãos e tecidos em João Pessoa
#Compartilhe

Na noite desta segunda-feira (21), a Central Estadual de Transplantes, vinculada à Secretaria de Saúde da Paraíba, registrou mais um ato de solidariedade no Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Uma mulher de 29 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH), teve seu diagnóstico de morte encefálica confirmado, permitindo a doação de seus órgãos.

Após o diagnóstico irreversível, a equipe médica da unidade entrou em contato com a família da paciente, que autorizou a doação. Como resultado, o fígado da doadora foi destinado a uma mulher de 66 anos, residente da Paraíba, enquanto as córneas foram encaminhadas ao Banco de Olhos local, para avaliação e futura utilização em transplantes.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, destacou a importância do gesto de doação para a vida dos receptores. “A doação de órgãos representa uma nova chance para aqueles que aguardam uma possibilidade de vida. Cada doação simboliza a renovação da esperança, permitindo que as pessoas retomem seus sonhos e a qualidade de vida”, disse Rafaela.

No ano de 2025, 31 transplantes já foram realizados na Paraíba. Contudo, 786 pessoas continuam aguardando na lista de espera para diferentes tipos de transplantes, sendo:

  • 4 para transplante de coração
  • 39 para transplante de fígado
  • 213 para transplante de rins
  • 530 para transplante de córneas

A Central Estadual de Transplantes reforça seu compromisso com a doação de órgãos e com a conscientização sobre a importância desse ato de solidariedade, essencial para salvar vidas e oferecer novas oportunidades aos que precisam.

Paraíba Master com informações do Portal T5

source

Relacionados