Vídeo de Influenciador Felca alerta pais de crianças e adolescentes – Saiba Como monitorar o Tempo de tela dos seus filhos.

O debate incentivado pelo youtuber Felca colocou o tema da “adultização de crianças” em destaque nas redes sociais. A publicação ganhou força e relevância ao questionar os limites éticos na produção de conteúdo com menores e o condicionamento de algoritmos na propagação desses materiais. A respeito do debate, a especialista em Direito de Família Michelle Albertini, alertou que a adultização “rouba etapas importantes da infância” e que a lei exige regulamentações específicas e fiscalização eficiente. Após denúncias e manifestações de reprovação a sexualização de menores, o influenciador desencadeou uma viralização do assunto desde pequenos grupos sociais até o Congresso Nacional.
Com mais de 40 milhões de visualizações no Youtube, sua publicação provocou, também, uma preocupação em muitos pais em relação ao conteúdo que os próprios filhos menores de idade podem estar consumindo nas redes. A CNN Brasil divulgou as ferramentas que permitem aos pais controlar e limitar o tempo de tela de seus filhos no celular e no tablet, em sistemas operacionais Android e iOS.
Android
Em “Configurações”, clique em “Bem-estar digital e controles parentais” e depois em “Controles parentais”;
Depois disso, escolha a conta que pertence à criança e clique em “Supervisionar conta”, pressione “Próxima” para seguir e insira o e-mail e senha da conta do Google que pertence ao responsável que fará a supervisão;
Após isso, basta confirmar a senha da conta da criança e avançar, pressionando “Permitir” para que o celular do responsável possa administrar o celular da criança;
No final, basta configurar as permissões e limites da maneira que quiser e confirmar a operação clicando em “Concluído”. É possível ativar filtros para sites adultos nas pesquisas do Google e no uso do Google Chrome e também limitar o tempo de tela em aplicativos específicos ou de maneira geral.
Além disso, o Google também disponibiliza o aplicativo Family Link, que permite que os responsáveis vinculem mais de uma conta, para poder estabelecer os controles adequados de tempo de uso e conteúdo apropriado para cada um dos filhos, além de conferir a localização em tempo real dos dispositivos.
iOS
Para limitar o uso no celular da criança:
No celular da criança, vá até “Ajustes”, clique em “Tempo de Uso” e selecione “Conteúdo e privacidade”;
Clique em “App Store, Mídia, Web e Jogos” e configure cada opção individualmente, definindo tempo de uso para cada aplicativo, ativando restrições de idade para sites ou aplicativos.
Para controlar a atividade a partir do seu próprio aparelho da Apple:
Acesse “Ajustes” em seu próprio aparelho, clique no seu nome e selecione “Família” para criar um grupo de Compartilhamento Familiar;
Após criar um perfil para a criança ou adicionar um perfil já existente, é só selecionar essa conta para configurar os limites e restrições desejados. Com essa opção também é possível acompanhar a localização em tempo real de todos os dispositivos que fazem parte do grupo.
Por Paraíba Master