Vaias, protestos e abandono: Netanyahu enfrenta resistência internacional durante discurso na ONU

 Vaias, protestos e abandono: Netanyahu enfrenta resistência internacional durante discurso na ONU
#Compartilhe

Brasil está entre os países que deixaram a plenária antes da fala do premiê israelense, marcada por defesa da guerra contra o Hamas

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, enfrentou um momento de forte rejeição internacional nesta sexta-feira (26), durante seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Antes mesmo de subir ao púlpito, representantes de vários países começaram a deixar o plenário — e o Brasil esteve entre as delegações que se retiraram em sinal de protesto.

A recepção negativa foi marcada ainda por vaia de alguns presentes no momento em que o líder israelense iniciou sua fala. Segundo informações da Agência Reuters, o discurso de Netanyahu teve como foco a continuidade da ofensiva militar de Israel contra o grupo Hamas, na Faixa de Gaza.

“Não esquecemos de vocês, nem por um segundo”, disse o premiê sobre reféns.

Falando em hebraico, Netanyahu afirmou que os reféns israelenses ainda mantidos em Gaza não foram esquecidos. Ele também relembrou o ataque de 7 de outubro de 2023, promovido pelo Hamas, que resultou em mais de mil mortos em território israelense e dezenas de sequestros.

“Grande parte do mundo não se lembra mais de 7 de outubro. Mas nós nos lembramos”, declarou o premiê diante da resistência visível de parte da comunidade internacional.

Do outro lado da guerra, os números continuam a escalar. Ainda de acordo com dados divulgados pela Reuters, a reação militar de Israel já deixou mais de 65 mil mortos em Gaza, segundo autoridades de saúde do território palestino, além de um cenário de destruição generalizada.

O discurso de Netanyahu ocorre em meio a pressões crescentes por um cessar-fogo, críticas a violações de direitos humanos e uma crise humanitária que continua a mobilizar o mundo — e a dividir posicionamentos nos corredores da diplomacia global.

Por Paraíba Master

source

Relacionados