Vacina promissora pode prevenir câncer de pâncreas e colorretal, aponta estudo

Uma nova vacina experimental tem mostrado resultados animadores no combate aos cânceres de pâncreas e colorretal. Desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), a imunização foi capaz de ativar o sistema imunológico de pacientes e reduzir significativamente as chances de recorrência da doença. Segundo a CNN Brasil, o estudo acompanhou pacientes que já haviam passado por cirurgia e apresentavam sinais de que o tumor poderia voltar.
Ao longo do ensaio clínico, a maioria dos participantes desenvolveu respostas imunológicas fortes, com destaque para aqueles que permaneceram mais tempo sem sinais da doença. Conforme os pesquisadores, a vacina atua treinando o corpo a reconhecer e combater células com mutações específicas que estão entre as mais comuns em tumores agressivos, como os de pâncreas e intestino.
Diferente de outras vacinas contra o câncer que precisam ser personalizadas para cada paciente, essa versão — chamada ELI-002 2P — é aplicada de forma padronizada, o que facilita sua produção e uso em larga escala. Além disso, os resultados iniciais indicam que ela é segura e pode representar uma nova alternativa para pacientes em alto risco de recidiva.
Agora, os cientistas se preparam para uma nova fase de testes com um número maior de participantes. O objetivo é confirmar os dados e, quem sabe, abrir caminho para um tratamento acessível, capaz de prevenir alguns dos tipos mais letais de câncer conhecidos atualmente.
Por Paraíba Master