Vacina 100% brasileira contra a Covid-19 deve chegar ao SUS no primeiro semestre de 2026

A primeira vacina totalmente desenvolvida no Brasil contra a Covid-19, batizada de SpiN-TEC, poderá ser disponibilizada à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já no primeiro semestre do próximo ano. A previsão foi anunciada nesta quinta-feira (16) pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
O imunizante é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro de Tecnologia de Vacinas, com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Ao todo, o governo federal investiu R$ 140 milhões no projeto, por meio da RedeVírus MCTI, cobrindo desde os estudos pré-clínicos até as fases 1, 2 e 3 dos testes em humanos.
Luciana destacou que a vacina está em fase avançada de pesquisa e que dados recentes comprovam a segurança do imunizante, conforme artigo científico publicado neste mês.
A ministra informou ainda que o processo de registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) será iniciado em breve. A produção contará com participação de empresas nacionais: a Libbs Farmacêutica, responsável pela transferência de tecnologia e fabricação do IFA (insumo farmacêutico ativo), e uma indústria mineira encarregada do envase.
— Essa é uma conquista da ciência brasileira. Todo o processo, desde a pesquisa até a produção, está sendo feito aqui. É um orgulho nacional — afirmou Luciana Santos.
Por Paraíba Master