Trump Anuncia Tarifas de 100% contra a China e Abala Mercados Globais

Os mercados futuros internacionais registram forte queda nesta sexta-feira (10), após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar novas tarifas de 100% sobre produtos importados da China. Segundo informações da Reuters, reproduzidas pela CNN Brasil, por volta das 18h30, os índices futuros da S&P caíam mais de 3,3%, o Dow Jones recuava 2,4% e a Nasdaq, que concentra as ações de tecnologia, despencava mais de 4,3%.
Em postagem na plataforma Truth Social, Trump afirmou que a medida entrará em vigor a partir de 1º de novembro de 2025, podendo ocorrer antes, dependendo de futuras ações da China. Ele também declarou que não há motivos para se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, durante a cúpula prevista na Coreia do Sul nas próximas semanas.
O anúncio provocou temores de uma nova guerra comercial entre China e Estados Unidos, gerando pessimismo nos mercados globais. Segundo o analista Steve Sosnick, da Interactive Brokers, os comentários do ex-presidente têm um tom “bastante agressivo” e adicionam pressão sobre os investidores, que já vinham monitorando cuidadosamente o cenário tarifário.
Além disso, Trump alertou que a China estaria planejando impor controles de exportação sobre elementos essenciais das terras raras, usados em diversas indústrias tecnológicas. O movimento acendeu novos sinais de alerta sobre possíveis impactos econômicos globais e na cadeia de suprimentos internacional.
Segundo informações da CNN Brasil, a decisão de Trump representa mais um capítulo da disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo, aumentando a volatilidade dos mercados e elevando a atenção de investidores e autoridades econômicas ao redor do planeta.
Por Paraíba Master