Trump anuncia ataque a embarcação na Venezuela que deixou 11 mortos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (2) que 11 pessoas morreram durante um ataque a uma embarcação identificada como transportadora de drogas na Venezuela. Segundo ele, a operação foi realizada por militares norte-americanos no sul do Caribe.
“Acabamos, nos últimos minutos, de disparar literalmente em um barco, um barco que transportava muitas drogas”, afirmou Trump a repórteres na Casa Branca. Mais tarde, em sua plataforma Truth Social, o republicano divulgou um vídeo que parece mostrar drones registrando o momento em que a lancha explodiu e pegou fogo.
De acordo com Trump, os mortos foram identificados como membros do Trem de Aragua, organização criminosa venezuelana que os EUA classificaram como terrorista. O presidente voltou a acusar o grupo de ser controlado pelo governo de Nicolás Maduro, o que Caracas nega.
O Pentágono não forneceu detalhes sobre o tipo ou a quantidade de drogas encontradas, nem explicou por que a embarcação foi destruída em vez de apreendida — uma decisão considerada incomum, evocando ações de combate a grupos militantes, como a Al Qaeda.
Mobilização no Caribe
O ataque ocorre após os Estados Unidos enviarem navios de guerra para o sul do Caribe com a promessa de intensificar o combate aos cartéis de drogas. Segundo a CNN Brasil, sete navios, além de um submarino nuclear, estão na região ou a caminho, transportando mais de 4.500 militares.
Entre as embarcações estão o USS San Antonio, o USS Iwo Jima e o USS Fort Lauderdale, alguns equipados com helicópteros e mísseis de cruzeiro Tomahawk. Aviões de vigilância P-8 também têm sobrevoado a área para coleta de informações.
O secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que a carga apreendida provavelmente tinha como destino Trinidad ou outro país caribenho.
Por Paraíba Master