TRE-PB julga nesta quinta ação que pode cassar mandato da vereadora Aninha Cardoso, em Campina Grande

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deve julgar nesta quinta-feira (17) o processo que pode resultar na cassação do mandato da vereadora Aninha Cardoso (Republicanos), eleita em Campina Grande. A ação foi movida pela suplente do partido, Tatiana Medeiros, e tem como relator o juiz Rodrigo Clemente.
De acordo com a denúncia, Aninha teria descumprido o prazo legal de desincompatibilização exigido para ocupantes de cargos públicos que desejam disputar as eleições. A parlamentar é acusada de permanecer no cargo comissionado no gabinete do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) até o dia 16 de agosto de 2024, quando, segundo a legislação eleitoral, deveria ter se afastado até 6 de julho daquele ano. O processo ainda aponta possível falsidade em declarações apresentadas por Aninha no registro de candidatura.
A defesa da vereadora argumenta que a exoneração foi solicitada dentro do prazo, mas teria havido um erro administrativo na Câmara dos Deputados que atrasou a publicação oficial do desligamento.
O julgamento pode definir o futuro político da parlamentar, eleita com base na legenda do Republicanos em Campina Grande. O caso tem repercussão dentro da legenda e no cenário político local.
As informações são do portal MaisPB
Por Paraíba Master