Terremoto atinge o Afeganistão, deixa centenas de mortos e isola vilas inteiras

Um terremoto de magnitude 6,0 causou destruição no leste do Afeganistão, deixando pelo menos 800 mortos, segundo dados preliminares divulgados por autoridades da ONU. O tremor, que ocorreu em uma área montanhosa e de difícil acesso, também deixou mais de 2 mil feridos e afetou diretamente cerca de 12 mil pessoas.
O epicentro foi próximo à cidade de Jalalabad e o impacto foi sentido até em Cabul e Islamabad, no Paquistão. Muitas vilas ficaram completamente isoladas por deslizamentos de terra, o que dificulta ainda mais o trabalho das equipes de resgate. “Há pacientes chegando a cada cinco minutos”, relatou um médico à BBC em um dos hospitais da região.
Segundo o portal BBC News, helicópteros estão sendo usados para transportar os feridos até o aeroporto de Nangarhar, de onde seguem de ambulância para hospitais regionais. Um comitê especial foi criado pelo governo local para coordenar o envio de suprimentos e abrigar as famílias afetadas.
Organizações internacionais, como a Unicef, estão colaborando nos esforços humanitários, com foco em atendimento médico, proteção às crianças e acesso à água potável. Apesar das dificuldades, as autoridades afirmam que todas as forças civis e militares estão mobilizadas para ajudar as vítimas.
Por Paraíba Master