TCU envia à Câmara denúncia sobre possível uso indevido de recursos por Eduardo Bolsonaro

 TCU envia à Câmara denúncia sobre possível uso indevido de recursos por Eduardo Bolsonaro
#Compartilhe

O Tribunal de Contas da União (TCU) encaminhou à Câmara dos Deputados uma recomendação para investigar suspeitas de uso irregular de recursos públicos pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) durante viagem aos Estados Unidos. A decisão foi tomada por unanimidade na semana passada e tornada pública nesta sexta-feira (8).

A apuração teve origem em representação do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que também solicitou atuação do Ministério Público Federal (MPF). Boulos acusa Eduardo Bolsonaro de articular, no exterior, ações contrárias à soberania nacional, conduta prevista no Código Penal como crime de atentado à soberania, com pena de três a oito anos de prisão.

Segundo o TCU, embora haja indícios de irregularidade, cabe à Câmara apurar a conduta, já que o tribunal não possui competência para julgar crimes nem aplicar sanções nesse caso. O órgão destacou ainda que Eduardo justificou apenas uma de cinco ausências às sessões de março, período em que já estava nos EUA sem ter solicitado licença parlamentar. O prejuízo calculado pelas faltas não justificadas ficou abaixo do valor mínimo de R$ 120 mil para instauração de processo no TCU.

Se a Câmara instaurar investigação, será a segunda sobre a mesma viagem. Em julho, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou inquérito que apura suposta articulação do deputado contra autoridades brasileiras durante sua estadia nos Estados Unidos.

Por Paraíba Master

source

Relacionados