TCE da Paraíba aprova auditoria em emendas parlamentares

 TCE da Paraíba aprova auditoria em emendas parlamentares
#Compartilhe

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) aprovou a realização de uma auditoria coordenada para analisar a aplicação dos recursos provenientes de emendas parlamentares por órgãos públicos estaduais e municipais. A decisão foi tomada após proposta do conselheiro Fernando Catão e recebeu apoio unânime dos demais membros.

Enquanto investigações federais avançam sobre fraudes em emendas de parlamentares em todo o país, o TCE-PB reforça o monitoramento local diante de indícios preocupantes, como os altos valores destinados a municípios pequenos como Pararí e Monte Horebe, que receberam mais de R$ 10 milhões cada, além de repasses controversos a instituições filantrópicas pouco conhecidas, em detrimento de organizações tradicionais, como as ligadas ao combate ao câncer.

Só neste ano, mais de R$ 168 milhões em emendas de deputados estaduais foram liberados, atingindo também grandes cidades como João Pessoa e Patos. A auditoria poderá ampliar seu escopo para incluir recursos de emendas de vereadores.

A expectativa do TCE é identificar irregularidades e desvios que comprometem a execução de obras públicas, muitas delas sequer iniciadas, mesmo financiadas com esses recursos parlamentares.

Por Paraíba Master

source

Relacionados