Sítio São João alia tradição junina a práticas sustentáveis e inclusão social

Referência no São João de Campina Grande, a Vila Sítio São João tem ampliado seu papel para além da cultura, investindo em ações de responsabilidade social e sustentabilidade. O espaço adota práticas alinhadas à agenda ASG (Ambiental, Social e de Governança), fortalecendo seu impacto positivo na comunidade.
Entre as ações estão a coleta seletiva feita pela cooperativa Cotramare, que garante renda extra a catadoras e contribui para a destinação correta de resíduos — mais de duas toneladas já foram recicladas este ano. Também são realizadas visitas gratuitas para estudantes, idosos e pessoas com deficiência.
A valorização do artesanato local é outro destaque, com o projeto Arraial do Artesão. Em parceria com o Sebrae/PB, os expositores recebem capacitação em hospitalidade e atendimento inclusivo. “O espaço busca sempre avançar em boas práticas que respeitam o meio ambiente e promovem inclusão”, afirma Andrea, representante do Sebrae.
As iniciativas integram exigências da CAIXA, patrocinadora da Vila, que apoia projetos com foco em impacto socioambiental e adoção de medidas como redução de resíduos e reutilização de materiais.
Até o fim da temporada, em 20 de julho, o Sítio segue promovendo uma experiência que une tradição, consciência ambiental e inclusão.
Por Paraíba Master