Secretaria de Saúde garante assistência contínua aos indígenas da etnia Warao

Desde o ano de 2016, a cidade de João Pessoa tem sido o destino de imigrantes indígenas da etnia Warao. A partir daí, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passou a monitorar essa população. Em 2023, a Prefeitura ampliou a assistência com a criação do Departamento Municipal de Saúde para Imigrantes e Refugiados Indígenas que tem acompanhado de perto as necessidades e realidades desse povo, com objetivo de garantir um cuidado contínuo à saúde dos imigrantes.
“O Departamento Municipal de Saúde para Imigrantes e Refugiados Indígenas da SMS atua no cuidado à saúde dos indígenas dentro do espaço urbano, preservando seus princípios culturais, estimulando a autonomia das famílias Warao, promovendo saúde e garantindo um cuidado integral. Nesse sentido, as ações assistenciais são desenvolvidas com foco na saúde básica e na prevenção de doenças que possam surgir devido à realidade cultural em que eles vivem”, explica o diretor do departamento, Gustavo Lira.
Atualmente, cerca de 600 indígenas da etnia Warao vivem na cidade de João Pessoa. Além de receberem assistência nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do território onde vivem, os que residem em abrigos têm o acompanhamento epidemiológico, por conta do maior risco ao adoecimento. Atualmente, a SMS monitora nove abrigos em sete bairros da Capital.
Para assegurar o cuidado contínuo com esses refugiados, a Secretaria Municipal de Saúde conta com uma equipe multiprofissional especializada, composta por dois enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e um assistente social. Juntos, esses profissionais realizam o mapeamento dos grupos atendidos, monitoram suas necessidades e levam aos abrigos acompanhamento do planejamento familiar, vacinação e medicamentos.
“A equipe do Departamento Municipal de Saúde para Imigrantes e Refugiados Indígenas é vinculada à Atenção Básica e trabalha dando suporte ao monitoramento da saúde dessa população e estimulando o acesso às unidades de saúde de referência do território, além do calendário de ações que são realizadas dentro dos abrigos duas vezes por mês”, explica Gustavo Lira.
Para o mês de agosto, as ações acontecerão entre os dias 7 e 29, nas unidades de referência para os abrigos que estão localizados em bairros como 13 de Maio, Roger, Centro, Jaguaribe, Costa e Silva, Funcionários II e Valentina.
Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa