Samu apresenta plano de atuação para garantir atendimento durante a 5ª Maratona Internacional de João Pessoa

 Samu apresenta plano de atuação para garantir atendimento durante a 5ª Maratona Internacional de João Pessoa
#Compartilhe

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional (Samu-JP) preparou um plano operacional para assistência em saúde na 5ª edição da Maratona Internacional de João Pessoa. Considerada uma das principais provas de rua do Brasil, a maratona acontece nos dias 2 e 3 de agosto e deve reunir centenas de competidores.

Durante a realização da maratona, nos dois dias, os competidores contarão com um esquema de atendimento e assistência em saúde garantido pelo Samu-JP para os atletas competirem com o máximo de segurança e tranquilidade.

“A importância da presença dos profissionais do Samu em um evento do nível da Maratona Internacional de João Pessoa é justamente prestar atendimento médico básico e avançado, garantindo o suporte rápido e eficiente a todos os participantes”, destacou Lídia Holanda, coordenadora geral do Samu-JP.

De acordo com o Plano Operacional divulgado pelo Samu-JP, a assistência em urgência e emergência aos atletas da Maratona de João Pessoa contará com um quantitativo de 15 veículos, divididos em duas Unidades de Suporte Avançado de Vida (USA), duas de Suporte Básico (USB), uma ambulância descentralizada que ficará na cidade de Cabedelo, oito motolâncias, um veículo de intervenção rápida que fica com a coordenação dos trabalhos, além do helicóptero Acauã, que dará suporte aéreo de emergência.

Além de todo o esquema móvel de atendimento, o Samu-JP terá um Posto Médico Avançado, que ficará situado no Centro de Convenções de João Pessoa, além de uma equipe multiprofissional de prontidão para atendimento rápido aos competidores com a máxima eficiência nos casos de urgência e emergência.

Equipes de prontidão – As equipes móveis do Samu-JP serão compostas por três médicos, dez enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, seis condutores socorristas e um coordenador. No Posto Médico Avançado do Centro de Convenções, os participantes da Maratona Internacional de João Pessoa terão à disposição dois médicos, cinco enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem, três fisioterapeutas e quatro apoios.

Maratona Internacional de João Pessoa – A programação da ‘Prova Mais Arretada do Brasil’ será dividida em dois dias. No sábado (2), os corredores poderão participar das provas de 10 km e da meia maratona (21 km). Já no domingo (3), será a vez da prova de 5 km e, para quem busca um desafio ainda maior, da tradicional maratona de 42 km.

Outra novidade são os desafios, que oferecem diversas opções para os corredores. É possível escolher entre quatro combinações: o Desafio 63 km, que reúne a meia maratona e a maratona; o Desafio 52 km, que combina os 10 km com a maratona; o Desafio 26 km, que une a meia maratona e os 5 km; e o Desafio 15 km, formado pelas provas de 10 km e 5 km. Todos os percursos terão largada no Centro de Convenções, localizado no km 5 da rodovia estadual PB-008.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

source

Relacionados