Reconhecimento: Diretor da Funjope recebe comenda Fernanda Benvenutty por atuação cultural

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, recebeu a Comenda Fernanda Benvenutty, uma homenagem da Iguais Associação LGBT+ da Paraíba às lideranças que promovem os direitos da população LGBT+ no estado. A honraria reconhece trajetórias comprometidas com os direitos da população LGBT+ com a valorização da cultura e com a promoção de uma sociedade mais justa e plural.
“Acolhi com carinho essa Comenda que o movimento LGBTQIAPN+ concedeu, tendo a consciência de que nós estamos fazendo um trabalho junto à Funjope e à sociedade de João Pessoa para valorizar e incluir a diversidade das nossas culturas. Isso é um estímulo e uma forte orientação do prefeito Cícero Lucena e a nossa equipe da Funjope tem se esmerado e se dedicado à promoção e ao desenvolvimento de uma política de cultura que seja justa e, sobretudo, de valorização da diversidade”, observou Marcus Alves.
Ele ressaltou que em todos os editais da Funjope é pontuada a importância dos LGBTs. “No nosso dia a dia, estamos sempre presentes colaborando e apoiando as paradas que acontecem em João Pessoa. Temos um olhar inclusivo e uma responsabilidade de respeitar, de promover e de valorizar também as culturas LGBTs. Esse é o nosso papel e a nossa contribuição. Agradeço a todos que fizeram essa homenagem a mim e eu a dedico a toda a equipe da Funjope”, acrescentou.
Dell Félix, presidente da Iguais Associação LGBT+ da Paraíba e criador da Comenda, justificou a homenagem. “Marcus Alves recebeu a Comenda Fernanda Benvenutty em reconhecimento ao seu compromisso com o fomento à cultura LGBTI+ e ao apoio às produções culturais dessa população. A homenagem foi concedida no dia 17 de maio, data do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, destacando sua atuação na valorização da diversidade por meio da cultura”, declarou.
Para ele, mais do que uma premiação, a Comenda Fernanda Benvenutty é um gesto político de reconhecimento. “Ela homenageia quem atua na linha de frente do enfrentamento à violência, da construção de políticas públicas inclusivas, da defesa jurídica, da comunicação comprometida e da promoção da arte e da cultura LGBT+. Pessoas que usam seus espaços de atuação para garantir que nossas histórias, dores, conquistas e alegrias tenham visibilidade, respeito e força”.
Nesta edição, além de Marcus Alves, outras pessoas e instituições que se dedicam a construir pontes, ampliar vozes e enfrentar a violência com coragem também receberam a Comenda Fernanda Benvenutty. A lista contempla representantes do poder público, da justiça, da comunicação, da política, da cultura e do ativismo, refletindo a diversidade de frentes que atuam na construção de um mundo onde ser LGBT+ não signifique risco, mas direito à plenitude.
Receberam a Comenda o governador João Azevêdo, desembargadora Fátima Maranhão, Ivoneide Lucena, vereador Marcos Henriques, procurador Eduardo Varandas, Liana Espínola, jornalista Tatyana Valéria, Caíque Andrade, secretária Lídia Moura (Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba) e o procurador José Godoy.
Também foram homenageados Clêudo Gomes, a cantora Nathalia Bellar, Maria Silva (AL), Maria dos Remédios Mendes, Andressa Lucena, Fabiana Régis, o deputado federal Luiz Couto, Tatiana Ramos, Gabi Benvenutty, Thiago Andrade e Laura Brasil.
Fernanda Benvenutty – Fernanda Benvenutty foi uma mulher trans, técnica de enfermagem, carnavalesca e uma das mais importantes ativistas LGBT+ da Paraíba, com forte atuação na saúde e na luta por direitos. Fundadora da Iguais Associação LGBT+ da Paraíba, Fernanda dedicou sua vida ao cuidado, à resistência e à promoção da cidadania. Tornou-se símbolo da luta contra a LGBTfobia, e sua trajetória inspira gerações a não abrirem mão do orgulho, da liberdade e da dignidade.
Paraíba Master com informações da Prefeitura João Pessoa