Quebra de equipamento interrompe sessões de radioterapia no Napoleão Laureano, em João Pessoa

Pacientes oncológicos atendidos pelo Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, estão enfrentando a suspensão intermitente das sessões de radioterapia desde o dia 3 de julho, devido à quebra de um dos aceleradores lineares da unidade. A situação tem causado apreensão entre os usuários, que temem prejuízos ao andamento do tratamento contra o câncer.
De acordo com a direção do hospital, a interrupção começou após uma manutenção programada. A peça substituída, importada da Alemanha, apresentou falha logo após a instalação. Desde então, o equipamento tem funcionado de forma instável, com novas paralisações registradas, inclusive no dia 7 de julho.
O hospital afirma que aguarda a chegada de uma nova peça e estima retomar os atendimentos até a próxima segunda-feira (14), embora ainda sem confirmação. A instituição possui outras três máquinas de radioterapia, mas por questões técnicas, nem todos os pacientes podem ser transferidos para os demais aparelhos.
O médico Gilmar Pereira, representante da unidade, esclareceu que as pausas, por serem não consecutivas, não comprometem a eficácia do tratamento. Ainda assim, a demora na solução preocupa pacientes e familiares.
Por Paraíba Master