Primeira-dama do Estado Ana Maria Lins reforça apoio à causa do autismo em encontro com associação

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, visitou nessa quarta-feira (23) a Associação Integrada Mães de Autistas (A-ima), localizada no bairro do Geisel, em João Pessoa. Durante o encontro, a primeira-dama e os representantes da associação discutiram novos projetos para ampliar as parcerias já existentes que a A-ima tem com o Governo da Paraíba e que garantem o atendimento a 380 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com psicólogos, pedagogos, nutricionistas e dentistas, entre outros profissionais, a A-ima estende o apoio a todos os familiares dos pacientes — como os irmãos típicos, que não têm transtorno, mas que precisam de acompanhamento psicológico. Daí a importância da visita da primeira-dama Ana Maria Lins, oportunidade em que foram discutidos meios para a ampliação dos serviços ofertados pela associação.
“Ver pessoalmente esse trabalho tão importante para essas crianças, o carinho, o cuidado e a responsabilidade com que ele é feito, me deixou muito feliz. E mais feliz ainda por ouvir dos funcionários daqui, como a presidente Elaine Araújo, como tem sido fundamental o apoio do Governo do Estado”, disse Ana Maria Lins.
“Ouvimos muitas reivindicações durante esse encontro, discutimos de que forma o Governo pode ajudar ainda mais. E o que foi discutido aqui será levado ao governador João Azevêdo, que eu não tenho dúvida nenhuma de que ele vai ver tudo com muita sensibilidade, como tem sido desde o início da primeira gestão, e atender no que for possível. São 380 crianças acompanhadas com muita dignidade, mas a gente sabe que existem muitas outras precisando desse serviço”, observou a primeira-dama.
A presidente da A-ima, Elaine Araújo, agradeceu a visita de Ana Maria Lins e também destacou a importância do apoio que a associação tem recebido do Governo da Paraíba.
“Hoje tivemos a honra de receber a primeira-dama Ana Maria Lins que, com o seu olhar maternal, de empatia e de inclusão, veio conhecer de perto esta instituição que o Governo tanto ajuda. E dona Ana tem sido esse elo importante com o Governo do Estado, com muitos frutos para a nossa associação, como a participação das mães artesãs da A-ima no Salão do Artesanato, para que possam vender suas artes e serem valorizadas, com esse sentimento de poder trabalhar. Além disso, o Governo do Estado torna possível o atendimento a 380 crianças, jovens e adolescentes autistas e suas famílias — temos atendimento para o pai, para a mãe, atendimento psicológico para os irmãos e odontológico para toda a família. E isso só é possível porque temos hoje, na Paraíba, um Governo com esse olhar para quem mais precisa”, destacou.
Emocionada, Natália descreveu a importância que a A-ima tem tido no desenvolvimento do seu filho, de sete anos. “Graças a esse atendimento, o meu filho tem tido um desenvolvimento muito grande. Eu até choro, porque o meu filho era uma criança que não falava, e hoje ele fala, consegue identificar as cores. Eu também recebo apoio, que é muito importante, porque o autismo nos consome muito”, contou.
Sentimento de felicidade também compartilhado por Maria das Graças Barbosa, avó de Miguel. “Quando Miguel chegou aqui, era um menino que não tinha contato com as outras crianças e, com esse atendimento, hoje Miguel se desenvolveu tanto que eu queria que você visse”, comemorou.
Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba