Ponte do Futuro é a maior em construção no Brasil e conectará Cabedelo, Santa Rita e Lucena

 Ponte do Futuro é a maior em construção no Brasil e conectará Cabedelo, Santa Rita e Lucena
#Compartilhe

Com 2.156 metros de extensão, a Ponte do Futuro, em construção no estado da Paraíba, já é considerada a maior obra de ponte em andamento no Brasil atualmente. A informação foi apurada pelo portal ClickPB, que detalhou as dimensões e o impacto do projeto de infraestrutura, que conecta os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, na região metropolitana de João Pessoa.

A estrutura principal da ponte atravessa o Rio Paraíba e, sozinha, colocaria a obra na 11ª posição no ranking das maiores pontes do país, segundo levantamento do site especializado Viagens e Caminhos. A lista é liderada por grandes obras como a Ponte Rio-Niterói (RJ), a Ponte Rodoferroviária (PR) e a Ponte Ayrton Senna (MS), todas com mais de 3 mil metros.

A construção da Ponte do Futuro tem início no quilômetro 9,64 da BR-230, no município de Cabedelo, e será composta por duas pontes:

  • A primeira ponte, com 2.156 metros, ligará a BR-230 à BR-101 Norte. Ela contará com pista de rolamento de 7,2 metros, ciclovia de 2,5 metros, passeio com 3,3 metros, acostamento e mirante com vista para o pôr do sol no Jacaré. O trajeto será dividido em dois trechos sobre o Rio Paraíba:

    • Cabedelo à Ilha Stuart, em Santa Rita;

    • Ilha Stuart à PB-011, antes do acesso ao distrito de Forte Velho, também em Santa Rita.

  • A segunda ponte, com 420 metros, será erguida sobre o Rio da Guia, no município de Lucena, e terá ainda um viaduto de 40 metros sobre a linha férrea — cujas fundações já estão em execução.

O complexo viário inclui, ainda, a extensão da rodovia PB-011, com 11,2 km de ligação entre Forte Velho e Lucena, até o entroncamento com a PB-019, além da adequação de 500 metros da PB-025 até o encontro com a BR-101.

O projeto é considerado estratégico para o desenvolvimento econômico da região, pois vai melhorar a mobilidade entre as cidades da Grande João Pessoa e ampliar o acesso ao litoral norte da Paraíba.

Foto: Clilson Júnior
Foto: Clilson Júnior

Por Paraíba Master

source

Relacionados