Policlínica Municipal Jaguaribe promove ‘Chá Literário’ para grupo terapêutico antitabagismo

 Policlínica Municipal Jaguaribe promove ‘Chá Literário’ para grupo terapêutico antitabagismo
#Compartilhe

A Policlínica Municipal Jaguaribe, da Prefeitura de João Pessoa, promoveu, nesta quinta-feira (28), um ‘Chá Literário’ para os usuários que participam do grupo terapêutico antitabagismo da unidade de saúde. A programação contou com apresentações literárias como cordel, rima, poema e peça teatral.

De acordo com a diretora geral da Policlínica Municipal Jaguaribe, Karina Borges Araújo, o ‘Chá Literário’ tem o objetivo de ampliar a compreensão sobre os riscos do tabagismo e fortalecer a reflexão coletiva sobre a importância de hábitos mais saudáveis, através da literatura, da troca de experiências e do diálogo.

“Mais do que uma ação informativa, o encontro aproxima os profissionais de saúde da comunidade, criando um espaço leve e acolhedor, onde o cuidado é transmitido também pela palavra, pela escuta e pelo incentivo à mudança de atitudes”, afirmou.

As atividades tiveram início com a apresentação de um vídeo da música ‘Blowin’ in the Wind’, de Bob Marley, contextualizado pela equipe multiprofissional do serviço. Em seguida, foi realizado um momento terapêutico com cantoterapia e prática holística.

Durante o evento, participantes do grupo e funcionários da policlínica fizeram apresentações de cordel, rima e peça teatral. Na ocasião, foi lançado o livro ‘Em… Um pouco de mim’, de Amaro Guimarães Filho, ex-usuário do serviço. Houve, ainda, a entrega de medalhas aos usuários que pararam de fumar durante o primeiro semestre de 2025. Por fim, foi servido um chá para os participantes do evento.

Uma das usuárias que recebeu a medalha foi Sônia Paiva, que iniciou o tratamento para o controle do tabagismo em dezembro de 2024 e está sem fumar há seis meses. “A ajuda do grupo foi essencial pra mim. Eu acredito que, sem ajuda, eu não estaria conseguindo. Eu já tinha tentado esse tratamento em outra unidade, mas não deu muito certo. O apoio que eu tive aqui desde o primeiro dia, foi essencial. Eu contei minha experiência, falei que não tinha muita esperança, mas fui acolhida. Cada dia é uma luta, mas nessa luta diária já faz seis meses que eu estou sem fumar”, declarou.

A diretora da Policlínica Municipal Jaguaribe destacou que, ao unir cultura e prevenção, o ‘Chá Literário’ reforça que combater o fumo não é apenas um desafio para os profissionais da saúde, mas também social, educativo e humano, no qual todos podem se engajar. “A iniciativa contribui para despertar a consciência crítica, fortalecer vínculos e promover qualidade de vida, alinhando-se ao compromisso em cuidar da saúde integral da população”, concluiu.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

source

Relacionados