Polícia Federal desmonta núcleo financeiro do Comando Vermelho e prende esposa de líder no Amazonas

 Polícia Federal desmonta núcleo financeiro do Comando Vermelho e prende esposa de líder no Amazonas
#Compartilhe

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira (6) a Operação Xeque-Mate, com o objetivo de desarticular o principal núcleo financeiro do Comando Vermelho no Amazonas. A ação contou com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), em Manaus e no Guarujá (SP).

De acordo com o Portal G1, três pessoas foram presas, entre elas Cristina Nascimento, esposa de Alan Sérgio Martins Batista, conhecido como “Alan Índio”, apontado como líder da facção no estado. Também foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, e a Justiça determinou o bloqueio de bens avaliados em R$ 122 milhões.

As investigações apontam que o grupo movimentava milhões por meio de fintechs, empresas de fachada e sistemas paralelos de pagamento, dificultando a fiscalização bancária. Parte dos valores era convertida em criptoativos e enviada para o exterior, especialmente à Colômbia, como pagamento a fornecedores de drogas.

A PF informou que o esquema foi descoberto após a apreensão de mais de duas toneladas de entorpecentes, em setembro de 2024. Alan Índio segue foragido.

A operação, que contou com o apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI/AM) e cooperação internacional, é um desdobramento das operações Torre 1, 2, 3 e 4, e busca enfraquecer a estrutura financeira da facção na região Norte.

Por Paraíba Master

source

Relacionados