Polícia Civil da Paraíba elucida 100% dos homicídios registrados em Patos no primeiro semestre de 2025

A cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, alcançou um feito inédito em segurança pública no primeiro semestre de 2025: todos os crimes de homicídio consumado e tentado foram solucionados pela Polícia Civil. Conforme destacou o portal ParlamentoPB, os dados colocam a Paraíba como referência na elucidação de crimes contra a vida em todo o Norte e Nordeste do país, com base em levantamentos de institutos especializados sediados no Sudeste.
Entre janeiro e junho, foram registrados nove homicídios consumados e 15 tentativas de homicídio em Patos, totalizando 24 ocorrências. De acordo com a Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE), todos os casos foram investigados e tiveram inquéritos remetidos ao Poder Judiciário com a devida identificação dos autores.
O delegado seccional Rodrigo Monteiro atribui os resultados ao trabalho conjunto das forças policiais e ao investimento em investigação qualificada. “É o menor número de assassinatos dos últimos onze anos em séries históricas de primeiros semestres. Esse desempenho é fruto de métodos investigativos que têm sido reconhecidos nacionalmente”, afirmou.
Durante o período, a Polícia Civil deflagrou pelo menos oito operações na cidade e região: Dominação, Divisa Integrada III, Aegis, Cacimba Nova, Gênesis, Guardião, Game Over e Colosso. As ações resultaram em mais de 70 prisões, envolvendo suspeitos de homicídio, tráfico de drogas e associação criminosa.
Além das elucidações, houve também uma expressiva redução de 40% nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs) em relação ao mesmo período de 2024, reforçando a atuação efetiva das forças de segurança na região.
Por Paraíba Master