Pinguim resgatado em Alagoas é transferido para reabilitação no Aquário Paraíba

 Pinguim resgatado em Alagoas é transferido para reabilitação no Aquário Paraíba
#Compartilhe

Um pinguim-de-Magalhães debilitado foi resgatado no litoral de Alagoas e acaba de chegar em João Pessoa. O animal foi encontrado no dia 26 de julho, na Praia do Gunga, em Roteiro (AL), apresentando sinais de desidratação, hipotermia, exaustão e marcas de enredamento em redes de pesca.

Após os primeiros cuidados no Instituto Biota de Conservação e uma semana sob acompanhamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Maceió, o pinguim foi considerado apto para transferência, com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O destino escolhido foi o Aquário Paraíba, que se destaca nacionalmente pela estrutura e equipe técnica voltadas à reabilitação de espécies marinhas.

“Temos um centro especializado em reabilitação, com acompanhamento veterinário diário, exames laboratoriais e ambiente climatizado, que garante a recuperação adequada de animais em situação crítica”, explicou Emmanuel Lopes, diretor do Aquário Paraíba. Segundo ele, a transferência do pinguim é fruto de uma articulação conjunta com o Instituto Biota e o Ibama. “O resgate começou com a população local, que acionou os órgãos ambientais, e culminou com a vinda do animal para nossa instituição, que já possui experiência no manejo dessa espécie”, comentou Emmanu.

O Aquário Paraíba já abriga outros exemplares de pinguim-de-Magalhães, que chegaram em situações semelhantes em temporadas anteriores. “Recebemos anteriormente três pinguins enviados pela Sabina – Escola Parque do Conhecimento de São Paulo. Nossa estrutura oferece todas as condições para o tratamento e eventual reintegração desses animais ao habitat natural”, destacou Emmanuel.

A espécie é nativa da América do Sul e realiza longas migrações pelo Oceano Atlântico. Durante o inverno, alguns podem se desviar da rota migratória e encalhar nas praias do Nordeste, devido a alterações climáticas, correntes marítimas e escassez de alimento. “Esse é mais um caso que reforça a importância do nosso trabalho. Não é incomum recebermos animais que se perderam na rota migratória. Com os cuidados corretos, eles têm chances reais de recuperação e retorno à natureza”, acrescentou.

O pinguim recém-chegado permanece em observação, em um espaço climatizado e isolado da visitação pública. Ele recebe dieta específica e cuidados diários, enquanto sua condição clínica é monitorada pela equipe técnica.

“Se houver evolução favorável, o animal poderá ser reintroduzido a natureza. Caso contrário, poderá permanecer conosco ou ser encaminhado para outro centro, conforme orientação dos órgãos ambientais”, disse o diretor do Aquário Paraíba.

Sobre o Aquário Paraíba – O Aquário Paraíba, Espaço das Aves & Serpentário é um complexo de ambientes temáticos com exposição de várias espécies de animais marinhos, silvestres, répteis e aves representando a biodiversidade da fauna terrestre. O Aquário Paraíba conta com uma equipe de profissionais especializados para atender e conscientizar os visitantes e grupos de escolas sobre como podemos ajudar na preservação da natureza e ainda recebe animais debilitados vindos dos órgãos ambientais para fazer a reabilitação e reintrodução à natureza quando possível. O Aquário Paraíba fica na Rua das Lagostas, 140, na Praia do Seixas, em João Pessoa, e recebe visitantes de terça a domingo, das 9h às 17h. O telefone para contato é (83) 98620-1422 e o Instagram é @aquarioparaiba.

Paraíba Master com informações da Assessoria

source

Relacionados