PF realiza encontro técnico na Paraíba para discutir avanços do Sistema Nacional de Análise Balística

A Polícia Federal, por meio da Superintendência Regional na Paraíba (SR-PB), promove no próximo dia 24 de outubro, em João Pessoa, um encontro técnico para debater os avanços do Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB) e do Banco Nacional de Perfis Balísticos (BNPB). O evento, que conta com apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), reunirá autoridades, peritos e especialistas para fortalecer a integração dos sistemas às investigações criminais, segundo informações do Portal Paraíba Já.
Instituído pelo Decreto nº 10.711/2021, o SINAB integra as unidades da Federação e a Polícia Federal, permitindo comparar automaticamente projéteis e estojos de armas apreendidas ou coletadas em cenas de crime, identificando se foram disparados pela mesma arma de fogo. O BNPB, por sua vez, é o banco de dados que armazena e cruza esses perfis, auxiliando na elucidação de crimes e na formulação de políticas públicas de segurança. O encontro também apresentará resultados obtidos no país e na Paraíba, além de propor melhorias nos protocolos de encaminhamento de vestígios para cadastro no sistema.
A Paraíba tem se destacado nacionalmente na aplicação do SINAB, figurando entre os estados com maior volume de inserções e resultados. Até junho de 2025, mais de 4,5 mil elementos de munição haviam sido cadastrados no banco — sendo 1,6 mil de locais de crime e 1,5 mil padrões de armas apreendidas — o que coloca o estado em 7º lugar no ranking nacional. Foram registradas ainda 553 ligações balísticas (HITs), o 4º maior número do país, resultado da atuação conjunta entre os peritos federais e a Polícia Civil.
Um dos casos emblemáticos ocorreu na Baía da Traição, quando vestígios balísticos encontrados em uma ossada resultaram em correspondências com armas usadas em homicídios em Natal (RN). A integração entre os estados permitiu o indiciamento de suspeitos e reforçou o papel do SINAB na desarticulação de organizações criminosas com atuação interestadual.
O evento será realizado na sede da Superintendência da Polícia Federal na Paraíba, das 9h às 17h, e vai reunir representantes da segurança pública para discutir o papel da prova pericial balística na aplicação da lei penal, apresentar casos de sucesso e promover o aprimoramento técnico dos profissionais que atuam na investigação de homicídios e crimes armados.
Por Paraíba Master