Patos celebra 122 anos com destaque para crescimento do empreendedorismo local

 Patos celebra 122 anos com destaque para crescimento do empreendedorismo local
#Compartilhe

Nesta sexta-feira (24), a cidade de Patos, capital do Sertão paraibano, comemora 122 anos de elevação à categoria de município. Reconhecida pelo seu potencial econômico, a cidade se destaca como um polo de negócios na região, com mais de 10 mil empresas ativas registradas. Desse total, 9.614 são classificadas como pequenos negócios, responsáveis por gerar renda e emprego para a população local.

Entre os pequenos empreendimentos, a maior parcela é formada por microempreendedores individuais (MEIs), que somam 5.569 registros, representando 55,5% do total de empresas do município. Em seguida, aparecem as microempresas (MEs), com 3.353 estabelecimentos, e as empresas de pequeno porte (EPPs), com 692 registros. As médias e grandes empresas (MGEs) correspondem a 420 empreendimentos.

A empresária Ana Paula Silvestre, proprietária da Pharmapele, atua há nove anos no mercado de Patos e atribui o sucesso de seu negócio ao ambiente favorável da cidade. Especializada na manipulação de medicamentos e cosméticos personalizados, Ana Paula ressalta que escolheu investir no município devido ao forte potencial de consumo e à posição de Patos como polo regional.

“Sou natural de Sousa, mas escolhi Patos pelo ambiente de negócios e pelo crescimento que a cidade apresenta. Temos conquistado a confiança dos clientes e isso nos motiva a continuar investindo para oferecer serviços de qualidade à população”, destacou.

Segundo dados do Sebrae/PB, somente neste ano, 1.578 novas empresas foram abertas em Patos, reforçando o protagonismo do empreendedorismo no desenvolvimento econômico local. Para Anna Stefania Rodrigues, gerente da agência regional do Sebrae/PB em Patos, o crescimento do município reflete a capacidade da população em transformar desafios em oportunidades.

“Patos é uma cidade de gente determinada, que empreende e transforma ideias em resultados. O aumento de empresas e investimentos nos últimos anos comprova a força do empreendedorismo na região”, afirmou.

Os setores de serviços e comércio lideram o cenário econômico, com 4.691 e 3.721 estabelecimentos, respectivamente, representando juntos 85,6% do mercado local. Indústria, construção civil e agropecuária aparecem em menor número, com 883, 541 e 27 empresas, respectivamente.

Entre as principais atividades econômicas da cidade estão o comércio varejista de vestuário e cosméticos, serviços de táxi, lanchonetes, atividades médicas ambulatoriais, promoção de vendas, cabeleireiros, prestação de serviços administrativos, construção de edifícios e comércio de peças e acessórios para veículos.

O panorama econômico de Patos evidência o dinamismo e a diversidade de oportunidades que tornam o município um polo de negócios estratégico para empreendedores da região.

Por Paraíba Master

source

Relacionados