Paraíba tem mais de 32 mil pessoas vivendo em Unidades de Conservação, aponta IBGE

Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a Paraíba possui 32.802 pessoas residentes em Unidades de Conservação (UCs), o que representa 0,83% da população total do estado.
De acordo com os dados, a grande maioria desses moradores — cerca de 31.753 pessoas — vive em Unidades de Conservação de Uso Sustentável. De acordo com o Portal T5, esse tipo de unidade tem como objetivo principal conciliar a preservação ambiental com o uso sustentável dos recursos naturais presentes nessas áreas.
Ainda segundo o IBGE, os paraibanos que vivem em UCs representam 0,28% do total de brasileiros que residem nessas áreas. Em todo o país, são 11.809.398 pessoas vivendo dentro dos limites de unidades de conservação.
No ranking nacional, os estados com maior número de pessoas vivendo em UCs são São Paulo (2.483.199), Maranhão (1.555.668) e Bahia (1.354.144).
As Unidades de Conservação são espaços territoriais legalmente protegidos, que podem incluir áreas terrestres e aquáticas. Criadas com o objetivo de preservar a biodiversidade, essas unidades são classificadas de acordo com o grau de proteção e os objetivos específicos de cada uma. Entre as categorias estão as de Proteção Integral e as de Uso Sustentável, como é o caso da maioria das unidades na Paraíba.
Por Paraíba Master