Paraíba registra mais de 8 mil casos de arboviroses em 2025, mas aponta queda expressiva nas notificações

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou um novo boletim epidemiológico que revela o cenário das arboviroses na Paraíba em 2025. Entre 1º de janeiro e 2 de novembro, o estado registrou 8.239 casos prováveis, sendo 7.026 de dengue, 545 de chikungunya, 17 de zika e 651 de febre oropouche.
Apesar dos números expressivos, o levantamento aponta queda significativa nas notificações em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o boletim, houve redução de 48,1% nos casos de dengue, 66,7% em chikungunya e 80,2% em zika, um indicativo de que as ações de prevenção e controle vêm surtindo efeito em diversas regiões do estado.
Segundo informações do Portal Política ETC, até o momento, seis mortes por dengue foram confirmadas — quatro em João Pessoa, uma em Solânea e uma em São Domingos do Cariri. Também foram registradas duas mortes por chikungunya, nos municípios de Campina Grande e Prata. Não há óbitos relacionados à zika ou à febre oropouche.
A SES reforça a importância de manter a vigilância e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das principais arboviroses, especialmente com a chegada do período chuvoso, quando o risco de proliferação aumenta em todo o estado.
Por Paraíba Master