Operação Proteção: forças de segurança prendem suspeitos de integrar facções criminosas em Santa Luzia e João Pessoa

Uma grande operação integrada das forças de segurança pública foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (2) nos municípios de Santa Luzia e João Pessoa, visando desarticular duas organizações criminosas envolvidas em homicídios, tráfico de drogas e armas na região do Sertão paraibano.
Batizada de Operação Proteção, a ação é fruto de um trabalho conjunto da Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Santa Luzia e da 15ª Delegacia Seccional, com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Ao todo, foram cumpridos 22 mandados judiciais, sendo 18 de busca e apreensão e quatro de prisão.
Cerca de 150 agentes das forças de segurança participaram da ofensiva, que contou com o reforço das Delegacias de Homicídios e Entorpecentes (DHE) e de Roubos e Furtos (DRF) de Patos, da Delegacia da Mulher (DEAM), além das unidades de Teixeira, São Mamede e da 1ª Delegacia Distrital de Patos. Grupos especializados, como o de Operações com Cães da Polícia Civil e Militar, o 3º Batalhão da PM e o 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Patos também foram mobilizados.
A operação desta quinta dá sequência a uma série de ações iniciadas em abril deste ano, que já haviam resultado na prisão de suspeitos e apreensão de drogas e armas. Após a primeira etapa da ofensiva, o município de Santa Luzia passou cinco meses sem registrar homicídios. O último crime desse tipo, ocorrido em setembro, teve relação com disputas entre facções rivais e foi rapidamente elucidado pela Polícia Civil.
Todos os presos e materiais apreendidos foram apresentados à Justiça. Os investigados permanecem à disposição do Poder Judiciário.
Essa é a terceira grande operação realizada em Santa Luzia nos últimos 11 meses, reforçando o compromisso das forças de segurança no combate ao crime organizado na região.
Por Paraíba Master