Nomeação de esposa de Lucélio Cartaxo reforça a presença da família no Governo do Estado

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) consolidou ainda mais sua influência na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba com a nomeação de Romeika Barboza Cartaxo Pires de Sá para um cargo estratégico. Publicada no Diário Oficial do Estado da última quarta-feira (3), a nomeação de Romeika para o cargo de Gerente Operacional de Educação de Jovens e Adultos em Articulação com o Mundo do Trabalho reforça o vínculo da família Cartaxo com a gestão estadual.
Romeika é esposa de Lucélio Cartaxo, ex-candidato a governador, e soma-se a um número crescente de nomes ligados ao grupo político de Luciano dentro da pasta da Educação. A recente nomeação de Edilma Freire, ex-secretária de Educação de João Pessoa e candidata à Prefeitura em 2020, também para um cargo importante, é mais uma demonstração do fortalecimento político do parlamentar na atual administração. Além disso, Camila Barboza Arruda e Thiago Barbosa da Costa, filhos de Romeika, já ocupam posições dentro da própria secretaria.
Enquanto aliados de Luciano Cartaxo destacam sua habilidade em ampliar sua influência política no Governo do Estado, a crescente presença de membros de sua família em cargos de destaque tem gerado controvérsias. Nos bastidores, críticos questionam a concentração de poder dentro de um mesmo núcleo familiar, levantando dúvidas sobre os critérios adotados nas nomeações, segundo o Portal Polêmica Paraíba.
Para defensores de Luciano, no entanto, essa movimentação demonstra a confiança do Governador em sua capacidade de articular politicamente, além de fortalecer o relacionamento entre o grupo e a gestão estadual. A presença de familiares em funções de alto escalão, embora vista por alguns como um reflexo do prestígio do deputado, é interpretada por outros como uma centralização excessiva de poder.
Por Paraíba Master