Mutirão histórico no HU de Campina Grande promete mais de 300 atendimentos em um único dia

 Mutirão histórico no HU de Campina Grande promete mais de 300 atendimentos em um único dia
#Compartilhe

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vai promover neste sábado (13), a partir das 9h, um dos maiores mutirões de saúde já realizados na cidade. A expectativa é que mais de 340 atendimentos sejam realizados em um único dia, beneficiando diretamente a população que aguarda na fila de espera da regulação municipal.

De acordo com informações do Portal G1, os atendimentos serão voltados exclusivamente para pacientes já cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde. Ou seja, não haverá atendimento por demanda espontânea.

Entre os serviços oferecidos no mutirão estão consultas com cardiologistas, exames laboratoriais, eletrocardiogramas, ultrassonografias, além de cirurgias nas áreas de cabeça e pescoço, otorrinolaringologia, proctologia e cirurgia pediátrica. A ação contará com o envolvimento direto de equipes médicas e de apoio, garantindo estrutura adequada para atender à grande demanda.

A iniciativa do HUAC faz parte de uma mobilização nacional que reúne todos os 45 hospitais universitários vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O objetivo é ampliar o acesso da população a procedimentos cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, como parte do programa “Agora Tem Especialistas”, lançado pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Saúde.

Considerado o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto pretende superar a marca de 20 mil atendimentos em todo o país em apenas um final de semana, contribuindo de forma significativa para reduzir filas de espera em diversas especialidades médicas.

A ação é mais um passo na busca por um sistema de saúde mais ágil e eficiente, principalmente para quem depende exclusivamente da rede pública. A expectativa é que novos mutirões como este se tornem recorrentes e ajudem a diminuir gargalos históricos na prestação de serviços de saúde no Brasil.

Por Paraíba Master

source

Relacionados