MPPB investiga origem de mancha escura no mar do Litoral da Paraíba

 MPPB investiga origem de mancha escura no mar do Litoral da Paraíba
#Compartilhe

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) decidiu abrir um inquérito civil para apurar o surgimento de manchas escuras no mar, registradas desde março na região entre as praias do Bessa, em João Pessoa, e Intermares, em Cabedelo. A suspeita é de despejo irregular de poluentes em águas costeiras.

A medida foi determinada pelo promotor Francisco Bergson Gomes Formiga Barros, da Promotoria de Justiça de Cabedelo, após o esgotamento do prazo de uma “Notícia de Fato” já existente sobre o mesmo tema. No despacho, ele também destacou a falta de resposta da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) a um ofício anterior.

Órgãos ambientais e a Cagepa foram notificados e têm dez dias para prestar informações. Entre os pontos cobrados estão relatórios técnicos, análises laboratoriais, vistorias nas áreas atingidas e eventuais ações de mitigação. A Cagepa deve ainda detalhar o funcionamento das estações de tratamento de esgoto da região e relatar possíveis falhas ou transbordamentos.

A mancha, de grande extensão, com coloração escura e mau cheiro, se espalhou pelo mar próximo à foz do Rio Jaguaribe, onde há ligação direta entre o manguezal e o oceano.

Por Paraíba Master

source

Relacionados