Morre cantor e compositor paraibano AntĂ´nio Barros, aos 95 anos

Na manhĂŁ deste domingo (06), o cantor e compositor paraibano AntĂ´nio Barros, de 95 anos, morreu em JoĂŁo Pessoa. Um dos nomes mais importantes da mĂşsica regional junto com a esposa CecĂ©u, ele sofria do Mal de Parkinson, uma doença degenerativa que atinge vários movimentos do corpo, dentre eles o ato de engolir os alimentos. Foi por causa dessa dificuldade que AntĂ´nio teve uma bronco-aspiração e foi internado no inĂcio do ano por um longo perĂodo.
A também cantora Mayra Barros comunicou o falecimento do pai e informou que o velório do cantor e compositor acontece a partir das 13h e até as 17 horas, no Parque das Acácias.
HistĂłria – Antonio Barros Silva nasceu em Queimadas e conheceu7 Mary Maciel Ribeiro – “CecĂ©u”, em 1971. O casal formou uma parceria no trabalho musical e no amor. Eles passaram a compor juntos e se tornaram um sucesso. A dupla se transformou num paradigma da cultura popular brasileira. Nesse decorrer de vida artĂstica foram mais de setecentas obras gravadas pela maioria dos intĂ©rpretes brasileiros, alcançando popularidade atĂ© no exterior. Suas mĂşsicas foram gravadas na Itália, Espanha, Portugal e Israel.
As canções: Homem Com H, Por Debaixo Dos Panos, Bate Boração, como também as famosas Procurando Tu, Casamento Da Maria, Sou O Estopim, Amor Com Café, Forró Do Poeirão, Forró Do Xenhenhém, Óia Eu Aqui De Novo são algumas das canções que fazem parte do acervo de músicas autorais dessa dupla e que foram gravadas por expressivos nomes da MPB como Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Dominguinhos, Gilberto Gil, Alcione, Ivete Sangalo, Fagner, Gal Costa, MPB-4 e os saudosos Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês.
PatrimĂ´nio – AntĂ´nio Barros e CecĂ©u foram reconhecidos como PatrimĂ´nio Cultural Imaterial da ParaĂba atravĂ©s de uma lei publicada em 2021 de autoria da deputada estadual Estela Bezerra. A norma reconhece a obra do casal como patrimĂ´nio cultural imaterial do estado pelo casal representar a musicalidade e a cultura do estado. As composições de AntĂ´nio Barros e CecĂ©u atravessam as gerações como a melhor expressĂŁo do povo nordestino.
ParaĂba Master com informações do ParlamentoPB