Ministro Russo Sergey Lavrov Acusa Ocidente de Usar a Ucrânia como Peça em Guerra contra a Rússia

Em discurso contundente durante a Assembleia Geral das Nações Unidas nesta quinta-feira (25), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, acusou diretamente a Otan e a União Europeia de usarem a Ucrânia como um peão em uma guerra travada contra Moscou. Segundo informações do Portal CNN Brasil, Lavrov reiterou a postura do Kremlin de que o Ocidente, ao apoiar Kiev, é responsável pela escalada do conflito iniciado com a invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022. O ministro afirmou que, ao declarar apoio à Ucrânia, a Otan e a UE já haviam, de fato, declarado guerra à Rússia, acusação que segue alinhada à narrativa russa de vitimização no conflito.
O discurso ocorreu em meio a um encontro de ministros das Relações Exteriores do G20, onde o chefe da diplomacia russa não se referiu diretamente aos recentes comentários do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que sugeriu que Kiev poderia reconquistar todos os territórios ocupados pela Rússia. Em vez disso, Lavrov se concentrou em destacar que a guerra teria sido provocada pelas ações do Ocidente. Durante a mesma sessão, a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Yvette Cooper, rebateu as alegações de Lavrov, condenando a “guerra de agressão não provocada” da Rússia. Em resposta, o Reino Unido qualificou as declarações russas como “falsas distorções de um mundo fantasioso.”
O confronto entre as forças russas e ucranianas continua de forma intensa, com a Rússia atualmente controlando cerca de 20% do território ucraniano. Com os combates no leste da Ucrânia se arrastando há mais de três anos e meio, a chefe de política externa da União Europeia, Kaja Kallas, fez um apelo à comunidade internacional para aumentar a pressão sobre a Rússia, reforçando que não há sinais de que os objetivos de Moscou em relação à Ucrânia tenham mudado.
Por Paraíba Master