Ministério Público reúne secretários e promotores para repensar regulação do SUS na Paraíba

 Ministério Público reúne secretários e promotores para repensar regulação do SUS na Paraíba
#Compartilhe

Encontro histórico aproxima MPPB e gestores da saúde para buscar soluções conjuntas e fortalecer o atendimento à população

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) deu início, nesta sexta-feira (26), a um ciclo de encontros voltados para o fortalecimento da atuação do órgão em áreas essenciais da sociedade. E a saúde foi o primeiro tema escolhido. A cidade de Campina Grande sediou o evento, que reuniu promotores de Justiça e os secretários de saúde do Estado, de João Pessoa e de Campina para discutir um dos maiores desafios do sistema público: a regulação da rede SUS.

De acordo com informações divulgadas pelo Portal do Ministério Público da Paraíba, o encontro foi promovido pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAO Saúde), com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), e marcou o primeiro grande evento da nova gestão do procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho.

União de forças para melhorar o acesso à saúde

Durante a abertura, Leonardo Quintans destacou que a escolha de Campina Grande para dar início à nova agenda de eventos presenciais carrega um simbolismo importante. “Começar pela saúde e por Campina tem todo um significado dentro do que nós propusemos: apoiar nossos promotores nas pautas essenciais à sociedade, como saúde, educação e segurança pública”, declarou.

O evento teve como foco central o debate sobre regulação de acesso aos serviços de saúde, buscando alinhar o trabalho do Ministério Público com as gestões públicas responsáveis pelo atendimento direto à população. Para isso, promotores e secretários apresentaram suas realidades, ouviram críticas, sugestões e abriram espaço para o diálogo institucional.

O coordenador da Promotoria de Justiça de Campina, Bertrand Asfora, que completou 30 anos de atuação no MPPB, agradeceu pela escolha da cidade e ressaltou o compromisso de fazer com que o evento gere frutos práticos. A presidente da Associação Paraibana do MP, Adriana França, reforçou o papel do Ministério Público como defensor do direito à saúde, especialmente para os mais vulneráveis.

Os secretários Arimatheus Reis (Estado), Luís Ferreira (João Pessoa) e Carlos Dunga Júnior (Campina Grande) também participaram ativamente do encontro, apresentando a estrutura das redes de saúde que cada um administra, os desafios enfrentados no dia a dia e os gargalos mais críticos do sistema. Todos parabenizaram a iniciativa do Ministério Público e concordaram na importância de manter esse canal aberto de diálogo permanente.

Ao final, ficou acordada a realização de novas reuniões entre o MP e as secretarias municipais e estadual, com o objetivo de definir ações práticas e conjuntas que melhorem o acesso e a organização dos serviços de saúde pública em todo o estado.

Por Paraíba Master

source

Relacionados