Milagre Sertão promove atividades educativas e psicossociais na comunidade rural de Serrote Baixo

O Projeto Milagre Sertão oferece uma série de serviços e palestras de educação psicossocial neste mês de setembro, com atividades direcionadas aos moradores da comunidade Serrote Baixo, no município de Algodão de Jandaíra, na Paraíba. A programação, que inclui oficinas de barbearia e inserção digital, palestra sobre psicoeducação e atendimentos odontológicos para a comunidade, tem como objetivo a promoção do bem-estar social e da saúde dos moradores.
O coordenador da oficina de barbearia, Roberto Vagner, conta que o curso, cuja primeira turma iniciou em julho, foi idealizado para atender cinco alunos por semestre. “A ideia surgiu da necessidade de envolver os homens da comunidade em alguma atividade, para oferecer um caminho dentro do empreendedorismo. Apesar desse interesse inicial, a capacitação também é aberta para as mulheres”, explica Roberto.
Os alunos e alunas do curso recebem uma apostila impressa com módulos da oficina e kits de barbearia, que contemplam máquinas de corte e acabamento, tesouras, pentes e todo o material necessário para um atendimento profissional. O curso termina em dezembro e pretende seguir com uma nova turma no primeiro semestre de 2026.
Já a oficina de inserção digital, ministrada pela professora Mônica Adolphsson, tem como proposta aproximar os alunos do universo das mídias, com foco na criação de uma página no Instagram. O objetivo é que o perfil funcione como uma vitrine digital para divulgação dos trabalhos desenvolvidos nas diferentes oficinas realizadas pela comunidade.
Na programação voltada para a saúde, os serviços de odontologia e psicoeducação se destacam. Os moradores da comunidade poderão usufruir de diversos atendimentos odontológicos. Segundo a coordenadora da equipe de odontologia, Beatriz Fernandes, em cada ação a equipe consegue realizar o atendimento de mais de 50 pessoas de Serrote Baixo e redondezas.
“Muitas pessoas da comunidade têm pouco acesso a cuidados de saúde, e quando conseguimos chegar até elas, não estamos só tratando os dentes, nós devolvemos sorrisos, autoestima e confiança. No fim das contas, não é só sobre saúde bucal, é sobre dignidade e sobre levar esperança para quem muitas vezes sente que não tem essa oportunidade”, elucida a coordenadora.
Por fim, serão promovidas as recorrentes ações voltadas para a psicoeducação, que buscam reunir um grande número de pessoas em palestras dinâmicas conduzidas pela psicóloga Thaís. A psicóloga e coordenadora da oficina de Psicoeducação, Kerolayne Silva, afirma que as conversas sobre saúde mental são pensadas de forma a melhorar a autoestima e capacidade de tomada de decisões dos participantes. “É importante que a comunidade esteja bem mentalmente para executar qualquer atividade diária. O acolhimento ali compartilhado, gera a diminuição do sentimento de vazio e solidão”, afirma a psicóloga.
Confira a programação:
27/09 – Sábado
Odontologia
28/09 – Domingo
Odontologia
Olhar digital
Psicoeducação
Paraíba Master com informações da Assessoria