Mesmo com passaporte bloqueado pelo STF, senador Marcos do Val viaja aos Estados Unidos com documento diplomático

Apesar de estar com os passaportes bloqueados por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Marcos do Val (Podemos-ES) viajou recentemente aos Estados Unidos. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (24) por meio de nota oficial divulgada pela assessoria do parlamentar.
Segundo o comunicado, o senador utilizou um passaporte diplomático, que, embora tenha tido sua apreensão determinada pelo ministro Alexandre de Moraes em agosto de 2023, permaneceu em posse de do Val. A nota ressalta que o documento segue válido até julho de 2027 e que o visto oficial norte-americano (B1/B2) foi renovado no último dia 22 pela Embaixada dos EUA em Brasília, com validade até 2035.
Ainda de acordo com a assessoria, a renovação do visto comprovaria “o pleno reconhecimento internacional de sua legitimidade e regularidade diplomática”.
Como relembra o portal Agência Brasil, a ordem de bloqueio e apreensão do passaporte foi expedida no âmbito de uma investigação que apura suposta tentativa de Marcos do Val de constranger e intimidar investigadores da Polícia Federal. A medida foi referendada por unanimidade pela Primeira Turma do STF em fevereiro deste ano. Além da retenção do documento, o senador também teve suas redes sociais suspensas por determinação judicial.
Em julho, Marcos do Val chegou a solicitar autorização do Supremo para realizar uma viagem de férias com a família aos Estados Unidos, mas teve o pedido negado por Alexandre de Moraes. Até o momento, não há informações sobre como o parlamentar conseguiu deixar o Brasil mesmo com ordens judiciais em vigor.
O caso reacende o debate sobre o uso de passaportes diplomáticos por autoridades sob investigação judicial e as lacunas nos mecanismos de controle de fronteiras para cumprimento de decisões do STF.
Por Paraíba Master