Mês da Criança: bebês internados no Edson Ramalho ganham roupinhas de personagens da Disney

Em comemoração ao Mês das Crianças, os profissionais do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade do Governo da Paraíba gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) em João Pessoa, vestiram os bebês internados na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal e nas unidades de cuidados intermediários (Ucin) com roupinhas temáticas de personagens da Disney.
As mães puderam ver seus recém-nascidos fantasiados como Mickey Mouse, Minnie, Pluto e Lilo & Stitch, entre outros, em um gesto de humanização da equipe multiprofissional da unidade hospitalar.
Mayara Feitosa, mãe do pequeno Rael Valentim, ficou muito feliz ao vê-lo vestidinho com o tema. “Vou guardar na memória esse momento especial para nós dois”, afirmou emocionada, sobre seu primeiro filho. O bebê veio transferido de Santa Rita, devido a complicações respiratórias, mas está melhorando de saúde.
A iniciativa teve como objetivo levar um momento de ternura e esperança às famílias que acompanham a recuperação dos pequenos, segundo a coordenadora de Enfermagem da UTI neonatal, Nathalia Duarte. As roupinhas, cuidadosamente escolhidas, transformaram o ambiente hospitalar em um espaço ainda mais acolhedor, repleto de cores, amor e delicadeza. Os bebês ainda ganharam uma “touca maluca”, com vários adereços.
“Quando um filho nasce, ninguém imagina que vai ser preciso interná-lo numa UTI, então, esse é um momento para quebrar a preocupação com a saúde e dar às mães um Dia das Crianças, já que ainda não podem levá-los para casa. Ajudamos a criar memórias afetivas e aumentar esse vínculo entre mãe e bebê”, pontuou Nathalia Duarte.
Além de simbolizar o carinho e a empatia da equipe com os pacientes e seus pais, a atividade também reforçou o compromisso do hospital com a humanização da assistência, um dos pilares da sua atuação. “Toda mãe quer compartilhar todos os momentos com seu filho, principalmente essas datas festivas. Então, essa é uma forma de deixá-los mais próximos. Sou mãe e sei a importância disto. Podemos estar tristes, mas fazemos todo o esforço por eles, para não perder nenhum momento ao lado deles”, reforçou a gerente de Práticas de Enfermagem, Fernanda Alves.
Aurélia de Abreu, mãe de Maelle e residente em Cajazeiras, não segurou a emoção ao ver a filha como uma princesa. A pequena está há quase um mês na UTI neonatal, enquanto Aurélia aguarda sua melhora na Casa das Mães. “Não tenho palavras para descrever esse momento. Estou muito feliz de ver minha filha assim: linda! É um momento gratificante e não vejo a hora de ir para casa com ela”, contou. Durante a permanência na Casa das Mães, ela recebe o suporte de familiares e das outras mães hospedadas no local. “Se não fosse a Casa das Mães, não sei o que seria de mim”, ressaltou.
O Hospital Edson Ramalho possui o selo Amigo da Criança, concedido por suas práticas de promoção ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher.
Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba