Marco Rubio visita México e Equador para reforçar combate ao narcotráfico e gerar tensões com a Venezuela

 Marco Rubio visita México e Equador para reforçar combate ao narcotráfico e gerar tensões com a Venezuela
#Compartilhe

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, iniciou nesta terça-feira (2) uma visita ao México e ao Equador para discutir maneiras de combater o narcotráfico na região. O foco da viagem é ajudar a desmantelar cartéis de drogas, enfrentar o tráfico de fentanil e reduzir a imigração ilegal. A Casa Branca também acusa a Venezuela de ser um dos maiores produtores de drogas na América Latina, o que resultou no aumento da presença militar dos EUA perto das costas venezuelanas.

Em resposta, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, criticou a presença militar americana na região, chamando a movimentação de embarcações e submarinos com mísseis de uma “ameaça” contra o país. Maduro afirmou que isso é um pretexto para uma ação militar mais ampla, que poderia afetar toda a América Latina. Já o governo do México deixou claro que não aceita nenhuma intervenção militar em seu território, defendendo uma colaboração entre países sem interferências externas.

No Equador, o presidente Daniel Noboa tem adotado medidas mais duras contra o narcotráfico, que aumentou no país após o fim das Farc na Colômbia. Noboa enfrenta uma crescente violência ligada ao tráfico de drogas e declarou o país em “conflito armado interno”. O presidente venezuelano questionou a aliança do Equador com os EUA, citando o fato de que o país é uma importante rota de cocaína. Segundo o Portal Agência Brasil, a segurança e a luta contra as drogas devem ser temas centrais nas conversas de Rubio com Noboa nos próximos dias.

Por Paraíba Master

source

Relacionados