Mais Saúde, Menos Espera: Lula Lança Mutirão Nacional com Milhares de Procedimentos em um Dia

Ação nacional movimenta hospitais universitários e promete aliviar filas de espera no SUS com atendimento especializado
O sábado foi de mobilização em hospitais de todo o país com a realização de mais uma edição do mutirão de atendimentos promovido pelo Governo Federal. A ação, chamada Dia E, envolveu 45 hospitais universitários, em 25 estados, oferecendo cirurgias, exames e consultas com especialistas em diversas áreas, como cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher.
Durante visita ao Hospital Universitário de Brasília (HUB), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e a união de esforços em torno de um tema que afeta a todos. “Em se tratando de saúde, você não tem esse negócio de direita e esquerda. Tem é pessoas comprometidas com a saúde do povo brasileiro”, afirmou.
De acordo com informações do Portal Agência Brasil, os atendimentos realizados neste único dia somaram cerca de 2 mil cirurgias, 4,5 mil consultas e 22 mil exames, com participação direta de mais de 3,2 mil profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e estudantes.
A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas, criado para reduzir as filas de espera no SUS, especialmente em consultas e cirurgias não urgentes, que muitas vezes demoram meses para acontecer. A estratégia inclui até o uso da rede privada para absorver a demanda, mediante compensações financeiras, como o abatimento de dívidas com o SUS.
Para o presidente da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), Arthur Chioro, o objetivo vai além de números: trata-se de devolver qualidade de vida à população. “Na vida das pessoas, isso significa a chance de viver com dignidade”, destacou.
Essa foi a segunda edição do Dia E em 2025. Em julho, a mobilização já havia realizado mais de 12 mil atendimentos. Uma nova edição está prevista para dezembro, reforçando o compromisso do governo em ampliar o acesso a serviços de saúde especializados, de forma gratuita e com qualidade.
Por Paraíba Master