Lula recebe líderes mundiais em Belém para abertura da Cúpula do Clima

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a receber nesta quinta-feira (6) os chefes de Estado e representantes internacionais que chegam a Belém (PA) para participar da Cúpula do Clima. O encontro, que se estende até sexta (7), contará com três plenárias temáticas, todas abertas pelo presidente brasileiro.
A primeira sessão está marcada para esta tarde e terá como foco “Clima e Natureza, Florestas e Oceanos”. As outras duas ocorrerão ao longo da sexta-feira, encerrando as discussões formais do evento.
Durante a manhã, Lula acompanhará a chegada dos líderes ao espaço onde será realizada a Plenária Geral de Líderes, que marca oficialmente o início da cúpula. Na cerimônia, o presidente fará o discurso de abertura, seguido das falas dos demais chefes de Estado e de representantes de organizações internacionais, que terão até cinco minutos cada para suas intervenções.
Após a abertura, Lula comandará um almoço oficial com as delegações estrangeiras para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês). O fundo pretende garantir recursos para apoiar países que preservam grandes áreas de florestas tropicais — entre eles o Brasil e outras oito nações amazônicas.
Preparativos e segurança
A capital paraense passou por diversas obras de infraestrutura em preparação para o evento e foi transformada simbolicamente na capital do país durante o período da conferência, que se estende até 21 de novembro, quando termina a COP30.
No início da semana, Lula autorizou o uso da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém, a pedido do governador Helder Barbalho. A medida segue o padrão adotado em outros encontros internacionais sediados no Brasil, como o G20 e a cúpula dos BRICS, no Rio de Janeiro.
Por Paraíba Master