Lula Chama Ministros do União Brasil para Almoço de Cortesia em Meio a Tensões Políticas

 Lula Chama Ministros do União Brasil para Almoço de Cortesia em Meio a Tensões Políticas
#Compartilhe

Em meio a um cenário político de crescente tensão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta quarta-feira (3), no Palácio da Alvorada, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e os ministros do governo indicados pelo partido União Brasil. Foram convidados os ministros Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico Siqueira (Comunicações). A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também compareceu ao encontro.

O convite de Lula ocorre um dia após o anúncio de que a federação formada pelo União Brasil e PP fará o “desembarque” do governo. Segundo os dirigentes dos partidos, essa decisão implica na saída de filiados que ocupam cargos no governo, incluindo o próprio Celso Sabino, que é deputado federal e ocupa a pasta do Turismo. Outros ministros, como Waldez Góes e Frederico Siqueira, também são indicados por Alcolumbre, mas não são filiados ao União Brasil.

Segundo o Portal G1, o presidente Lula não marcou o almoço em razão do anúncio de desembarque, mas sim como parte de sua estratégia de manter o diálogo com partidos que ocupam ministérios no governo, como já havia feito anteriormente com representantes do MDB, PSD e Republicanos. A medida também reflete a pressão do governo para que ministros defendam publicamente as ações da gestão, caso queiram manter seus cargos.

Vale destacar que o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, não participou do encontro, já que a relação entre ele e o governo se tornou instável após declarações públicas de Lula, que afirmou não ter afinidade com Rueda. Além disso, em uma recente reunião ministerial, Lula cobrou dos ministros do União Brasil e do PP um compromisso explícito com a defesa do governo.

Por Paraíba Master

source

Relacionados